Translate

25 fevereiro 2014

IMIGRAÇAO QUEBEC- informações gerais



O Canadá é um dos poucos países no mundo que tem o processo de imigração aberto. Com uma taxa de natalidade baixa e a população envelhecendo o país recruta mão de obra estrangeira para preencher o mercado de trabalho e manter a roda financeira em alta.

Ottawa- Capital Federal
 
Com grande extensão territorial, mas com apenas um vizinho, os EUA, o país consegue controlar com mais eficiência a entrada de imigrantes, evitando assim muitos dos problemas com imigração ilegal. 

Muitas vezes confundido com seu único vizinho, o Canadá se distingue dos outros países da América por inúmeras razoes entre elas a baixa taxa de violência e sua conhecida qualidade de vida. Conquistado por franceses, mas dominado pelos ingleses o país respira Europa, mas é visivelmente americanizado. O Canadá é uma monarquia constitucional e tem um regime parlamentarista. O estado é laico e dentro de suas politicas públicas tem muito de assistencialismo e de defesa aos direitos humanos.  Com suas duas línguas oficiais o francês e o inglês, sua geografia vasta e diversificada e um clima beirando aos extremos podendo chegar a -40 no inverno a 35 positivo no verão, o país esta entre um dos mais ricos e figura com a oitava mais alta renda per capta do mundo. 

Quem procura o Canada com a intenção de imigrar deve estar ciente que aqui não é um país para juntar dinheiro e investir no Brasil ou em outro canto do planeta, como muitas vezes acontece nos EUA, por exemplo. A menos que você tenha um golpe de sorte, dificilmente isso será possível. Aqui é um lugar para quem procura por segurança, qualidade de vida e tranquilidade. 

A diferença entre ricos e pobres é bem estreita,  a sociedade é mais igualitária, e dentro de seus valores esta liberdade, igualdade e respeito. Aqui as coisas acontecem de maneira bem mais lenta e programada do que estamos acostumados no Brasil. Sabia mais lendo " Na Balança".

Quebec é uma entre as dez províncias e os três territórios federais do Canada. Ela esta situada ao noroeste da América do norte e é a maior província francofônica do país. É aqui também que guarda a maior parte da historia de conquistas e lutas do país. Quebec tem força política, mas a província às vezes anda em sentido oposto ao resto do Canadá. Tem leis e regras que não são partilhadas com as outras províncias por isso é tão particular.

No caso do processo de imigração, o Quebec também tem autonomia para decidir sobre o tipo de imigrante que quer receber. E apesar de ser um estado federal, conseguir o “certificado de seleção do Quebec –CSQ” no processo de imigração não elimina o processo federal, apenas facilita. Em outras palavras, se você for selecionado pela província, quando enviar o processo para o governo do Canadá você não precisará passar por entrevista, pois é pressuposto que você já foi aceito por um estado dentro do país então o processo do Canadá devera ser meramente burocrático porém, inevitável e as vezes restringente. 

O processo de imigração através da província de Quebec tem regras especificas para atender as necessidades e as demandas do local, mas não é o único. Você pode entrar com o pedido de imigração para outras províncias através do governo federal.  Eu fiz pelo Quebec, pois achei viável e também porque eles estavam dando mais suporte e enviando varias missões de recrutamento de imigrante no Brasil. 

É importante saber que o processo de imigração no Quebec e mesmo no Canadá não é estático, ele muda de acordo com as necessidades e interesses da província ou do país. Da minha época para cá algumas regras mudaram e certamente continuarão a mudar, pois eles estão sempre direcionando o foco para otimizar os resultados. Então para quem pensa em seguir este caminho é importante avaliar todas as possibilidades e não basear apenas nas informações deste texto nem na minha experiência contada em "O processo de imigração e meus adeuses...", pois para cada pessoa o melhor caminho pode ser um. 

E mesmo levando em conta circunstancias parecias, ou seja, dentro do mesmo processo, das mesmas regras cada pessoa ou família pode passar por uma experiência diferente. Então apesar do caminho poder ser o mesmo, não implica em mesmos resultados.  O tempo do processo, a historia de vida, as experiências profissionais variam de pessoa para pessoa e isso pode agregar facilidades e ou dificuldades. 

Aqui a intenção é passar algumas informações gerais e esclarecer alguns pontos do processo de imigração do Quebec, mas o mais importante é que a partir disso você comece a procurar mais informações e ache uma estratégia que se enquadre melhor com sua trajetória de vida e com seus objetivos específicos dentro da imigração. 

O Quebec continua a convidar as pessoas a imigrar e promove com uma certa frequência palestras em vários lugares no Brasil para explicar sobre o processo, para falar um pouco sobre a província e também esclarecer duvidas sobre trabalho e outras coisas. 

Estas palestras visam em geral o processo para “trabalhadores qualificados”. Digo isso, pois existem outros tipos de imigração como por exemplo imigração para investidores, para reagrupamentos familiares e refugiados. No nosso caso como brasileiros não somos refugiados (de guerras ou outros problemas graves) e na maioria das vezes não temos família (pais ou filhos) para nos reagrupar então às opções seriam basicamente de investidor e trabalhador.

Ville de Québec - Capital de Québec

PROCESSO trabalhador qualificado Quebec – passo a passo

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇAO: O processo de imigraçao sofreu algumas alteraçoes importantes. Recomendo procurar informaçoes atualizadas sobre o novo passo a passo do processo. Agumas informaçoes voce podera encontrar (aqui)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

- Avaliação  


A primeira coisa a fazer é entrar no site do governo do Quebec e fazer a avaliação (links no final) para ver suas possibilidades de ser selecionado. Esta avaliação é de suma importância, pois o processo se baseia num sistema de pontos em que o perfil do candidato é avaliado de acordo com alguns pré-requisitos como: formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos de francês e inglês, idade, capacidade de autonomia financeira e adaptabilidade.

Esta avaliação pode ser feita e refeita quantas vezes for necessária, mudando dados até que você consiga pontuar para participar do processo de seleção. Por exemplo, talvez você coloque que tem o nível básico na língua francesa e isso não lhe dará pontos, então você refaz e aumenta o nível para conseguir pontuar. Assim também funciona com o titular do processo; um pode ter mais pontos que o outro (no caso de casal) então tente mudar o titular. A mesma coisa com cursos e experiências profissionais. O importante é uma vez determinado o que você pode melhorar para atingir a pontuação que lhe dará direito a participar do processo, você devera ir atrás disso. 

Lembre-se que na entrevista tudo que você enviou no dossiê do pedido oficial para o governo e tudo que você indicar como verdadeiro nesta avaliação, você terá que provar com documentos.


- Palestras informativas


Uma vez identificado seus pontos fortes e fracos comece a pesquisar sobre o Quebec.  Estude um pouco sobre o país, as regras, as leis, a dinâmica na economia, mas concentre-se particularmente no lugar onde você vai querer morar, suas chances (e de seus filhos, se tiver) de adaptação e suas possibilidades de trabalho lá. 

Uma boa fonte de informações são as palestras promovidas pelo governo, mas existem infinitos blogs, sites, vídeos e um tanto de gente na internet contanto sobre o seu processo de imigração e sua experiência de vida aqui.


- Pedido oficial de imigração


Para dar entrada com o pedido oficial você deverá preencher alguns formulários, pagar taxas (em todas as etapas tem taxas não reembolsáveis mesmo no caso de negação do pedido) imprimir sua avaliação com a pontuação necessária e juntar os documentos, comprovantes e enviar as copias deles. 

Faça um dossiê organizado contendo todas as informações necessárias a analise de seu processo pela pessoa responsável na imigração. Tudo pronto envie para o escritório de imigração do Quebec que hoje está localizado na cidade do México.
Correspondências recebidas durante o processo de imigração

Aguarde que você receberá um comprovante de recepção do dossiê.


-Entrevista


Após avaliarem seu dossiê, você será avisado por carta ou por e-mail a data e a hora que sua entrevista será marcada.  As entrevistas ainda são feitas no escritório em São Paulo.

Apresente-se pelo menos uns quinze minutos antes, mas o ideal é meia hora antes da hora prevista. Tenha em mãos o seu dossiê com todos os documentos originais para ser conferido. 

A entrevista dura em media 40 minutos. Ela será feita em francês e inglês para o caso de constar que você fala esta língua também. 

A entrevista é basicamente conferir os documentos e conversar um pouco sobre sua vida no Brasil, sua experiência de trabalho, sua família (no caso de ir com família) e seu projeto de vida no Quebec. O entrevistador fará algumas perguntas e você devera responder e maneira breve, convincente e natural.

As questões escolhidas variam de acordo com as informações que você mandou no seu dossiê e o quê o entrevistador vê como necessário, mas não é nada de mais. É nesta hora também que será testado o nível do idioma que você informou nos documentos e sua facilidade em adaptação no novo país. Há casos que o entrevistador pode pedir alguns documentos complementares, ou achar que o nível do idioma mostrado não corresponde ao necessário. Em geral a entrevista se passa de forma tranquila e os entrevistadores são gentis, educados, mas focados.

No final da entrevista você já saberá o resultado do seu processo. A maioria das pessoas já leva em mãos o CSQ (certificado de seleção) imprimido na hora da entrevista pelo entrevistador. Com ele você já pode dar entrada ao processo federal. Mas há algumas exceções e casos de revisão de processo como também casos de pessoas que recebem resposta negativa.


- Processo federal


Uma vez com o CSQ em mãos é chegada a hora de enviar a papelada para o governo Canadense. Na nossa época enviamos para o Consulado do Canadá em Trinidade Tobago. Mas não sei se continua sendo lá. Todas as informações serão lhe passada na época, então não se preocupe.

O processo federal para quem tem a seleção do Quebec é bem mais simples e rápido. Eles preocupam basicamente com segurança e saúde. Então, além de alguns documentos e do CSQ, você deverá enviar os passaportes e comprovantes que você é um “ficha limpa”. Ou seja, você precisara daqueles papeis “nada consta” emitido pelos órgãos federal, estadual e municipal do nosso país. E ai então agendar os exames médicos. 

O exame deve ser marcado com um medico credenciado pelo governo canadense. Além da consulta, em geral você terá apenas que fazer exames de urina, de sangue e uma chapa do pulmão. Todos os exames serão enviados pelo próprio consultório medico. O exame medico visa informar ao país de possíveis custos com saúde da pessoa que pretende imigrar. Ele pode ser restringente no caso de doenças como o HIV.

Visto de imigrante Canadense

Feito tudo é só aguardar os passaportes carimbados com seu visto de “IMIGRANT”.


-Última etapa, preparar para a viagem.


Certamente você já deve estar se preparando para esta mudança há muito tempo, mas algumas providências concretas devem ser tomadas a partir deste momento... Seja cuidadoso, procure se informar em diferentes fontes, conheça a cultura das pessoas, as etapas da integração neste novo país e... 

BOA VIAGEM!
  

ADENDOS



-Algumas profissões são infinitamente mais fáceis tanto para conseguir passar no teste de seleção como para sua adaptação e integração ao mercado de trabalho aqui. Isso deve ser levado em conta.

-Se você já tiver uma proposta de emprego garantido em alguma empresa, será atendido com prioridade. (nova regra!) Aliás não deixe de ler sobre as novas regras que começaram a vincular em 2013 no Link abaixo.

- Todo profissional deverá fazer a validação do seu diploma para trabalhar aqui. Você pode enviar os documentos do Brasil para a validação, mas muitas pessoas fazem quando chegam aqui pois é simples, sem complicação. Mas para atuar na área algumas profissões exigem que você faça a prova da ordem (medica, enfermeiro, engenheiros etc). 

Algumas profissões são extremamente difíceis mesmo com tudo regulamentado; uma porque o mercado pode não te aceitar, por exemplo, pela barreira do idioma como nas áreas de comunicação e jornalismo outra porque as provas exigidas pela ordem são tantas (como dentistas, veterinários, advogados etc) que as pessoas acabam preferindo atuar em outra área ou simplesmente fazer novamente a faculdade. Fique atento! Existem também pessoas persistentes que enfrentaram estas dificuldades e trabalharam em áreas como as que mencionei. Isso vai de pessoa para pessoa. Quero apenas lembrar que as dificuldades podem ser maiores em algumas áreas que em outras, mas isso não impede o sucesso.

- A maioria dos postos de trabalho oferecidos no Quebec - principalmente em Montreal - exigem o bilinguismo: francês, inglês. Algumas áreas como informática, o mercado de trabalho tem preferência pelo idioma ingles, mesmo sendo o frances o idioma mais exigido. E lembarndo que cidades do interior do Quebec, inclusive a capital Ville de Quebec, o frances é quase exclusivo. 

Por outro lado, uma vez estando aqui, nada te impede de trabalhar ou mesmo morar, em qualquer outra parte do país que em sua maioria exige apenas o idioma inglês.

-Experiência de estudo ou trabalho aqui ou em outro país conta bastante no quesito adaptação. Mesmo se você tiver apenas visitado outro país, mas principalmente o Canadá, não deixe de mencionar isso em sua entrevista, pode-se garantir um aumento na pontuação.
-O tempo do processo de imigração varia muito (9 meses a 3 anos) por vários fatores, mas em geral um ano e meio é suficiente para a sua conclusão.
-Algumas pessoas vêm com visto de estudante (ou estudante/ trabalhador) para conhecer o país, praticar a língua e ter mais tempo para refletir sobre imigração. Pode ser uma boa opção se você ainda é muito novo e se esta em duvida sobre viver mais tempo longe de casa. Algumas dicas sobre estudar e trabalhar temporariamente leia em Canadá - Quebec: Dicas de intercambio para estudar e trabalhar.

- O visto de residente permanente ou de imigrante é um visto quase completo ele te da direito a usufruir de todos os benefícios de um cidadão canadense comum, com exceção de ter passaporte canadense e de votar. A partir de um determinado tempo (esta quantidade de tempo esta prevista para modificar este ano ainda), mas digamos como ainda é:  três anos em cinco, vivendo no Canadá você tem o direito de pedir a cidadania canadense. 

Para calcular seu tempo anote todas as viagens que fez para fora do país e diminua na quantidade de tempo que você passou em solo canadense. E se tudo der certo, você irá jurar a rainha sua fidelidade e ganhar seu tão almejado passaporte canadense.

Grafite Venice

SITES DE INTERESSE





 


 
VEJA TAMBÉM:

Conheça mais um pouca da província, fotos e vídeos: QUEBEC ORIGINAL  (em francês)


















..

Nenhum comentário:

Postar um comentário