Translate

06 outubro 2013

NA BALANÇA

Publiquei este texto alguns meses atrás no meu perfil do facebook . Muitas pessoas acharam interessante então agora estou postado aqui no blog.

 Ps.* Muitas informações são generalizadas com o intuito de facilitar e compilar o texto. Lembrando que é minha percepção e minha experiencia e também que exceções sempre existem. : ) 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Todo mundo que mora fora do seu país de origem pensa ou já pensou em voltar para a “casa”.


Eu penso sempre nesta possibilidade, penso varias vezes... não descarto mas não dou certeza. Por hora a única coisa que sei é que ainda tenho um longo caminho a percorrer por aqui e poucas certezas sobre o futuro.

Em julho completamos, eu e minha família, três anos de Canadá. Melhor dizendo, de Quebec! Então, nada mais natural do que querer fazer um balanço da nossa vida aqui. Aproveitei a onda do francês Olivier que vive em Belo horizonte, e escreveu sobre o Brasil e descrevi em 34 itens o que eu aprendi vivendo aqui e tudo que pesa na minha balança quando penso em voltar. 





                                                                             MONTREAL- QUEBEC -CANADÁ


1- PLANIFIQUE. Esta é a palavra de ordem, aqui nada é “para ontem”... Para tudo você precisa marcar um “rendez-vous”, esqueça o improviso! Planeje, marque seus encontros com dias e até semanas de antecedência, mesmo que seja com um amigo que você encontra com frequência.

 

2- SEJA PONTUAL. Hora marcada, lugar definido, não se atrase, se possível chegue adiantado ao menos 5 minutos, o atraso será considerado uma grande falta de educação. Caso seja realmente inevitável o atraso, se desculpe. A pontualidade é uma das virtudes mais admiradas, mais até que a competência.

 

3- SEJA ESPECIALISTA. Se você aprendeu a apertar o parafuso, não queria desapertá-lo. Você é especialista em apertar parafuso e não em desapertá-lo e isso é tudo que você precisa saber.

 

Carta do Metrô de Montreal
4- ACOSTUME-SE COM A FALTA DE COMUNICAÇÃO. Não peça informação se a pessoa não for “especialista em dar informações”, pois mesmo se a especialista em informação estiver do lado desta pessoa, ela não vai lhe dar esta informação, pois certamente não esta dentro de suas obrigações de trabalho informar onde esta a “especialista em dar as informações que você precisa”.


5- PROCURE SE INFORMAR SOZINHO. Se as informações que você precisar estiverem em algum site, leia o site, pois mesmo se você for ao local para receber as informações muito possivelmente a informante vai te mandar ler no site.
 


6- SIGA AS NORMAS. Se você chegar a um local para marcar uma consulta, e ficar sabendo que neste local eles marcam consulta por telefone, não adianta insistir para a secretária olhar na agenda que esta a sua frente e agendar uma consulta, você vai ter que ligar deixar recado na secretaria e quando a pessoa puder ela vai te ligar de volta.



 

7- USE A SECRETARIA ELETRÔNICA. Se você deixar um recado na secretaria eletrônica, seja de um hospital, seja para o diretor da sua faculdade, seja em um órgão publico, ou qualquer outro local, eles vão retornar sua ligação. Aliás esta é uma das maneiras mais comuns e eficientes de se comunicar.

 

8- ESCOLAS PÚBLICAS. Aqui as escolas públicas são em geral de excelente qualidade e frequentadas por todos. Em geral as aulas começam às 8:00h da manha e vão até as 3:00h da tarde. Não existe uniforme e nem ao menos competição de roupa mais bonitas, ou de melhor material escolar. Somente nas escolas particulares as pessoas usam uniformes.

Projet: "Alimentation Santé" - Ecole Primaire Île-des-Soeurs

 

9-EDUCAÇAO ALIMENTAR. Não tem cantina para comprar merenda nas escolas, as crianças levam tudo de casa. Preste atenção, pois é proibido levar doces e até mesmo bolacha de chocolate. Os alimentos devem ser de preferência equilibrados. Algumas escolas oferecem alimentos, e em outras se tem a opção de comprar o almoço pronto com cardápio preestabelecido. Também não ofereça alimentos, muitas pessoas tem restrições alimentares ou são alérgicas, principalmente ao amendoim.

 

10- LEVE MARMITA. A maioria das pessoas leva marmita, seja para escola, para o trabalho ou em qualquer outro lugar. É normal e até chique levar sua marmita “santé”(saudável). Você será visto com bons olhos se seu almoço for equilibrado, contiver muita salada e seu lanche for de frutas frescas. Mesmo o dono da empresa ou o seu chefe, vai levar marmita para a empresa e quase todos os lugares tem micro-ondas para aquecer a comida.

 

11- CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E PRATICA DE ESPORTES. Outro quesito de status social é ter consciência ambiental e praticar esportes. Você verá muitas propagandas do governo incentivando a boa alimentação, a prática de esporte e a consciência ambiental. Há quadras para praticar esporte, principalmente o tênis, praças com parques e piscinas públicas em todos os bairros e na maioria das vezes mais de uma por bairro. Você tem direito a frequentar as piscinas do seu bairro; basta fazer uma carteirinha e comprovar endereço. Nos locais com piscina sempre terá salva-vidas.



Sirop d'érable- Cabane à Sucre du Domaine Magaline
12-ORGULHOSAMENTE CANADENSE. Aqui se tem um orgulho dos produtos daqui, como eu jamais tinha visto. Tudo que é feito aqui é de melhor qualidade. É fácil você encontrar num produto nacional com um escrito assim “fièrement Canadien” (orgulhosamente Canadense). E deste lado de cá, no Quebec, será realmente uma honra comprar e consumir um produto do estado. Então em todas as estações do ano você tem a possibilidade de ir às fazendas para ver as maravilhas canadenses em loco. Tem a época de colheita das maças, dos morangos, a época dos milhos e da “cabane sucre” (cabana de açúcar- época de extração da seiva de acer/bordo - chamado de sirop d'érable ou maple syrup) produto bem típico daqui. Et... ça fait du bien aller à la campagne!




 


13- TRANSITO SEGURO E EFICIENTE. Apesar de alguns quebecois reclamarem do trânsito, eu não posso concordar. Com raríssimas exceções, (uma obra, ou algum problema) o trânsito flui muito bem. Os ônibus passam impressionantemente no horário marcado. Você não precisa correr, abanar a mão nem se desesperar, o ônibus vai parar no ponto, vai esperar você entrar, e o motorista vai te desejar um bom dia ou te agradecer. Dentro do ônibus você pode encontrar empresários de terno e gravata, madames super bem vestidas, mas também idosos, bebes, crianças, estudantes e até de vez enquanto um cachorrinho ou um gatinho, dentro de sua caixa ou sendo conduzido num carrinho tipo do de bebe. Mas ao contrario do que se possam imaginar poucas pessoas sedem seus lugares aos mais velhos e as grávidas.


14- ESPAÇO E SILENCIO. Apesar de ter quase a mesma população de Belo horizonte, Montreal parece pequena, não tem ruas lotadas, nem pessoas se acotovelando nos locais públicos por causa de espaço. Também não tem ninguém xingando no transito, buzinando, gritando ou ouvindo som alto. É muito comum ver pessoas lendo jornais, livros ou navegando na internet nos ônibus no metro ou até mesmo na rua. É possível abrir seu computador em qualquer lugar e em qualquer hora do dia ou da noite.
 


Centro da cidade - (foto Alexandre Bacelar)
15- VIOLÊNCIA. Sim, tem ladrões, tem mendigos, tem muitos dependentes de drogas, tem máfia chinesa, russa e italiana e alguns suicidas que pulam na linha do metro. Mas a taxa media anual de homicídio no Canadá inteiro é de 1.83 enquanto que nos EUA é 5.0 e no Brasil é de 21.7

16- SEJA DIFERENTE. As pessoas em geral se vestem de forma casual e os jovens de forma meio desleixada. Não existe moda que todo mundo segue, tipo cabelo loiro de chapinha. As pessoas gostam de ser diferentes. Cabelos desgrenhados são chiques e ficam bonitos aqui. E as negras, muitas delas, usam peruca. Não estranhe e um dia você ver uma mulher negra num dia com um cabelo curto e liso e no outro com um enorme cabelo loiro.

 

17- RESPEITO. No verão você vai ver mulheres com shorts curtíssimos, com metade da bunda para fora, mesmo dentro da sala de aula! E nenhum, digo, nenhum homem, nenhuma pessoa, será desrespeitosa com ela, nem ao menos vão ficar olhando. É falta de educação ficar observando as pessoas. Mesmo a maior “periguete” do mundo não chamaria atenção dentro de um ônibus ou do metro aqui e você não vera ninguém olhando para ela ou fazendo comentários.


 

18-INDIVIDUALIDADE E RESPONSABILIDADE. As pessoas saem de casa cedo, (entre 17 e 20 anos) e vão morar sozinhas. Em geral elas trabalham durante o verão (junho, julho e agosto) e estudam no inverno. Desde cedo elas são educadas para serem independentes e responsáveis. Mesmo uma família riquíssima acha super natural ver seu filho trabalhando, por exemplo, como caixa num supermercado para ganhar seu dinheiro. Aqui as mulheres são muito mais ativas que os homens. É mais fácil você ver uma mulher chegar num homem para paquerar que o contrário. As relações são quase sempre informais, então juntar e “desjuntar” e muito comum. As pessoas mais velhas são dinâmicas, praticam esportes, pegam ônibus, viajam e muitos continuam a trabalhar mesmo depois de aposentados, não para sustentar a família, mas para não ficar em casa sozinho e para ter mais dinheiro para se divertir. É muito comum ver pessoas de 80 anos ainda na ativa.

 

19- QUALIDADE DE VIDA. As mães têm um ano de licença maternidade (mesmo se for mãe adotiva) e os pais também podem pegar licença maternidade. Criança é tão importante e respeitada por aqui que existe um programa do governo (federal e estadual) destinado a melhorar a qualidade de vida delas. Para participar basta se inscrever gratuitamente e você receberá um cheque pelo correio ou depositado em sua conta no valor médio mensal de 500,00 por criança. Também o programa de inseminação artificial é totalmente gratuito.

 

Fazenda Domaine Magalaine
20- INVERNO. Aqui é oito ou oitenta. A temperatura pode chegar a 40 graus positivos no verão e 40 graus negativos no inverno. Acostume-se a olhar a meteorologia e aprenda da falar do tempo, pois é o melhor assunto para começar uma conversa. O inverno é duro. Mesmo para as pessoas daqui. É muito longo. Mexe com nosso humor, diminui nossa energia. Mas é a época que todo mundo trabalha ou estuda muito. Feliz de quem pratica esporte de inverno; são inúmeras opções. No inverno dias ensolarados são os mais frios, e dias nublados e com neve são os mais divertidos e os menos frios. Apesar de todos os lugares terem aquecimento (ônibus, estação de metro, prédios etc, etc.) vista-se adequadamente senão você pode congelar... literalmente!
 






Lac aux Casteurs -Parc Mont-Royal  (foto Alexandre Bacelar)
21- VERÃO. O verão é muito bem aproveitado por aqui. Os parques vão estar cheios, as pessoas vão estar alegre. As ruas vão estar cheias de gente indo para o trabalho, indo pra escola ou simplesmente passeando de bicicleta, de patins ou de patinete. Tem muitos festivais e shows ao ar livre e muitos lugares fecham mais cedo na sexta-feira ou simplesmente não abrem. Esta é também a época que muitas pessoas viajam ou trocam de aluguel ou mudam de emprego. Tem inclusive o dia nacional da mudança que é 1º de julho. Mas saiba que se você não conseguir emprego nem mudou de aluguel nesta época, dificilmente vai conseguir durante o inverno.


22- LUXO. Ter garagem é um luxo, por incrível que pareça! Poucos prédios têm garagens e as casas têm garagens pequenas e a maioria das pessoas as usa para entulhar coisas. Os apartamentos em geral só tem um banheiro e não tem box, você toma banho dentro da banheira. Mesmo se tiver outro banheiro não terá dois chuveiros. Definitivamente eles não conhecem área de serviço, isso aqui é artigo raríssimo. Em geral as maquinas de lavar roupa ou são comunitárias no prédio, ou estão dentro da cozinha, ou dentro do seu único banheiro. E empregada domestica é palavra praticamente extinta, nem mesmo pessoas ricas costumam ter.




23-ACESSIVEL. Ter BMW, Ferrari, Haley Davison, é um luxo acessível... você vai ver muitos destes veículos circulando durante o verão.... Mas não é luxo usar roupas de marcas e ter o último eletroeletrônico lançado no mercado. Tudo é muito acessível, tudo é possível, não precisa ter inveja, nem cobiçar as coisas alheias. Mas caso você ainda não esteja em condições de comprar o que você deseja, não se preocupe, é comum as pessoas deixarem coisas praticamente novas nas portas de suas casas para as outras pegarem, de geladeira, a maquinas de lavar, passando por sofás, micro-ondas e impressoras... tudo mesmo!
 


24- CUSTO-BENEFÍCIO. No Canadá o salário mínimo esta hoje entre 9,5 e 11 dólares à hora, pois varia de acordo com o estado. O imposto é alto, 14,5% sobre os produtos. Mas o retorno é satisfatório. A saúde publica é realmente para todos. Os remédios são subsidiados pelo governo e tem custo bem reduzido. Muitas pessoas preferem não subir de cargo, pois o custo benefício não vale a pena. Quanto mais você ganha, mais você paga de imposto. O pensamento é lógico; para que você vai acumular tarefas e responsabilidades para no final ganhar quase a mesma coisa. Aqui as pessoas não são empreendedoras, elas preferem ser empregadas.




Point Champlain estacade  (foto Rodrigo Cerqueira)
25- POBREZA. Existe pobreza sim, não como a gente conhece no Brasil e em outros lugares do mundo. E também não é por falta de oportunidade de estudar ou trabalhar. A pobreza aqui esta mais relacionada à cultura da pobreza em pessoas que vem de famílias com problemas ou desestruturadas. Também podemos ver muitos deficientes físicos e ou mentais andando sozinhos pelas ruas. Aqui eles têm segurança e apoio para se integrar a sociedade.
  

26-ASSISTENCIA SOCIAL. No Quebec o governo tem tendência ao socialismo. Se você estiver desempregado você tem direito ao, aqui chamado “BS”, que seria a bolsa família do Brasil e corresponde em geral a 600,00 dólares mensais por cada adulto. Uma pessoa necessitada também terá todos os tipos possíveis de ajuda humanitária. Desde cesta de alimentos e roupas até ajuda social... Para se ter um exemplo, nestas doações, as cestas básicas, vêm em geral produtos de primeira qualidade e muitas coisas supérfluas. Você pode encontrar, além de frutas e verduras, por exemplo, sorvete, pão, iogurte, queijo, todos os tipos de sopas instantâneas e enlatados em geral, creme hidratante, creme de barbear. Tudo que você imaginar e também o que você nem imagina que possam encontrar numa cesta. Só não vai encontrar arroz e feijão...

 

27-ESTUDAR. É muito fácil conseguir bolsa de estudos, “prêt et bourse” ou seja “ empréstimo/bolsa” para fazer faculdade ou algum curso profissionalizante. O “prêt et bourse” é o seguinte: uma parcela maior é de bolsa e a outra é de empréstimo que você pagara em suaves parcelas depois de terminar os estudos. Mesmo assim é inacreditável como as pessoas não usufruem deste beneficio. Talvez o problema seja que viver como estudante aqui é considerado muito sacrificante. O estudante estará abaixo da linha da pobreza, veja só: Pedindo o prêt et bourse o estudante ganha (se estiver apenas estudando, sem trabalhar) entre 700,00 e 1200 (caso tenha filhos) mas em qualquer emprego com salário mínimo você poderá ganhar muito mais e vivera bem, garanto!

 

28- BILINGUISMO. Aqui se fala duas línguas: uma oficial da província e necessária para conversar com as pessoas, o francês; e outra exigida na maioria das profissões e nos locais de trabalho (e também necessária para se comunicar com o resto do Canadá), o inglês. Isso por um lado é muito legal. Mas por outro é confuso e atrasa sua vida. Na verdade o problema entre francês e inglês é mais complicado do que parece. É uma antiga guerra entre franceses e ingleses para colonizar o país, mas que se perpetua até os dias de hoje. É na verdade o calcanhar de Aquiles do Quebec. Para o governo da província o importante é o francês e para o governo federal o inglês. Existem canais de TV em francês e outros em inglês, mas não tem legenda em nenhum dos dois. Existem filmes canadenses em inglês e em francês. Enfim, existe um visível e desconfortável conflito entre Quebec e Canadá. Então ou você esta de um lado, ou esta do outro, ou você é imigrante!

Ottawa- Imigrantes "turistando"

 29- IMIGRANTES. Aqui é quase zero o número de imigrantes ilegais. Em geral todos os imigrantes passaram pelo processo de imigração para estar aqui. Existem basicamente três tipos diferentes de imigrantes; 1-os trabalhadores qualificados e empreendedores, como o nosso caso e a maioria de todos os brasileiros que vivem aqui. 2-O agrupamento de família; pessoas que vivem aqui e querem, por exemplo, trazer alguma pessoa da família como mãe e filhos e 3- os refugiados que são pessoas que por algum motivo grave pediram abrigo ao Canadá.

30-GOVERNO E POPULAÇÃO. Como na maioria, ou em todos os países do mundo, o governo e a população andam paralelos. A maioria das pessoas não sabe o que esta acontecendo na política e também não se interessa muito. E existe corrupção e maus políticos aqui e no mundo inteiro. A diferença é que aqui quando as pessoas ouvem alguma coisa que lhes interessam elas vão às ruas e lutam. Muitas vezes conseguem e as coisas caminham de maneira geral muito bem. Mas o fato é que uma grande maioria da população desconhece o processo de imigração. Eles não sabem que o governo canadense depende de imigrantes para continuar crescendo e movimentando a economia. Eles não fazem a mínima ideia que o governo do Quebec e do Canadá fazem grande publicidade no Brasil convidando profissionais para virem morar aqui como trabalhadores qualificados. E sim, muitos quebecois têm preconceitos, principalmente dos refugiados e dos árabes especialmente os muçulmanos, mesmo que tentem ser discretos com relação a isso.


31-GENTILEZA, RESPEITO E DISTÂNCIA. As pessoas são em geral gentis; dão bom dia, se desculpam e agradecem com frequência. Mas não são pacientes. Ao contrário, você vai ver muito gente fazendo cara feia e poucos sorrisos. Eles não gostam de muita aproximação, nem muita intimidade. As pessoas daqui vão ser educada com você vão te respeitar, mas dificilmente vão ser suas amigas. Os francófonos costumam fazer amigos na infância e apesar de solidários e atenciosos eles não se misturam, são sim muito fechados. E fumam muito.

Luiza à Île-des-Soeur
32-TRABALHO E VIDA PESSOAL. Eles têm o dom de delimitar muito bem vida profissional, trabalho, vida pessoal e lazer. E sabem respeitar o seu lazer também. Caso você queria viajar, você pode pedir para se ausentar do serviço por alguns dias sem problema. Se não forem suas férias, ou licença, você não vai receber, mas pode sair e quando voltar estará no cargo novamente.

33-ADEUS INTOLERÂNCIA, ARROGÂNCIA E PRECONCEITO. Não venha com preconceito e não se sinta superior a ninguém, aqui a arrogância não tem vez. Todos têm direitos e deveres iguais. Mesmo um poderoso e rico empresário vai entrar na fila do banco se precisar falar ao atendente. Se por acaso você estiver na frente dele ele vai esperar você ser atendido primeiro. Sim, você será tratado como ser humano independente da sua conta bancaria, do seu credo, da sua opção sexual, da sua classe social e de sua profissão. Aqui você será respeitado, será ouvido e terá seus direitos resguardados.

34- CURIOSIDADES.
- A maioridade penal, 12 anos.
-Casamento gay foi legitimado a mais de 10 anos atrás.
- A maconha pode ser produzida e consumida para fins terapêuticos.
- Sistema político: democracia parlamentar e monarquia constitucional (Rainha Elisabeth II da Inglaterra como chefe de estado e Stephen Harper como primeiro ministro)
-O Canadá é o segundo maior país do mundo mais sua população é de apenas 34.300.083 hab.

Depois de escrever isso tudo começo a concluir uma coisa sobre mim mesma: Eu sou forte como o norte e alegre e "cool" como o Sul. (rsrrs..)

3 comentários:

  1. Olá Daniela, tudo bem?
    Sou brasileira, moro em Montréal e adorei conhecer seu blog. Super bom seu texto. Tenho apenas alguns meses de vivência aqui no Canadá, mas já pude perceber a maioria das coisas sobre as quais escreveu. Legal, sua percepção.
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda! Seja bem vinda ao blog... ( e ao Canada!)
      Bom saber que temos percepções parecidas!
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Moro em Ville de Québec, mas aqui é igualzinho a Montréal, concordo com cada item que você apontou. Abraço.

    ResponderExcluir